Hiperqual Home Sempre presente Always present Toujours présent Siempre presente
Kaizen
Programa Kaizen – do Japonês, mudança para melhor.
Uma analogia conhecida é a de uma história chamada "O Tesouro de Bresa", na qual um pobre alfaiate compra um livro com o segredo de um tesouro.
Para descobrir o segredo, ele tem que decifrar todos os idiomas escritos no livro. Ao estudar e aprender estes idiomas, começam a surgir oportunidades e ele lentamente (de forma segura) começa a prosperar.
Depois é preciso decifrar os cálculos matemáticos do livro. É obrigado a continuar a estudar e a desenvolver, e assim a sua prosperidade vai aumentando.
No final da história, não existe tesouro algum -na busca do segredo, a pessoa desenvolveu -se tanto que ela mesma passa a ser o tesouro.
O processo de melhoria não deve acabar nunca, e os tesouros são conquistados com saber e trabalho. Por isso, a viagem é mais importante que o destino.                                            
 
Na filosofia Kaizen, as sugestões não estão limitados a uma área específica, como a produção ou comercialização.
Kaizen é baseada em fazer mudanças em qualquer lugar que as melhorias podem ser feitas.
 
A filosofia ocidental podem resumir-se, "se está bom, não mecha." A filosofia Kaizen é "fazer melhor, fazer melhor, melhorá-lo mesmo que não esteja partido, porque se não o fizermos, não podemos competir com aqueles que fazem".
 
 “Não é preciso mudar. Sobreviver não é obrigatório.”  -W. Edwards Deming 
 
 
>